XIV Encontro Técnico de Educação Profissional dos Tribunais de Contas do Brasil

Sobre

O XIV Encontro Nacional dos Técnicos de Educação Profissional das Escolas de Contas (EDUCONTAS) será realizado no dia 28 de novembro de 2023, em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará.

O XIV EDUCONTAS faz parte da programação oficial dos 50 anos do Instituto Rui Barbosa (IRB) e terá como tema central “As Escolas de Contas no novo cenário da Inteligência Artificial”.

O evento reunirá gestores e técnicos das unidades de ensino dos Tribunais de Contas Estaduais e Municipais de todo o país, com o objetivo de compartilhar as experiências e boas práticas disponibilizadas aos servidores, jurisdicionados e sociedade civil.

As atividades serão desenvolvidas por meio de palestras multidisciplinares e envolvimento de técnicos dos Tribunais de Contas, além atores externos.

O EDUCONTAS é o grande Encontro das Escolas de Contas. A iniciativa do evento é das Escolas de Gestão dos Tribunais de Contas, com deliberação em Reuniões Técnicas da Rede de Escolas de Contas, promovidas pelo Comitê de Aperfeiçoamento Profissional, sob a coordenação do Instituto Rui Barbosa (IRB).

Programação

7h30 às 8h30
Credenciamento

“Café estreitando laços” (Atração cultural)

8h30 às 9h00
Solenidade de Abertura

Participação: Presidentes dos 3 comitês, Presidente do TCE-CE e do IRB

9h00 às 10h00
Palestra: Inteligência artificial e os Tribunais de Contas
  • - Professor Vasco Furtado
10h10 às 11h30
Sessão Temática I - Credenciamento das Escolas junto ao MEC
  • - Professora Guaraciara Barros Leal Conselho Estadual de Educação
11h30 às 12h30
Sessões Temáticas
  • Sessão Temática II - Projeto Cientista Chefe – Professor Jorge Barbosa Soares – FUNCAP
  • Sessão Temática III - Ferramentas Digitais – Professor Igor Paim – IFCE.
12h30 às 14h00
Almoço
14h00 às 16h00
Mesa Redonda

As Escolas de Contas no novo cenário da Inteligência Artificial

  • - Mediador Raimir Holanda Filho
  • - João Batista Furlan Duarte UNIFOR
  • - José Antônio Fernandes de Macêdo UFC
16h00 às 16h30
Cooffee Break
16h30 às 17h30
Apresentação de Case

Disciplina Eletiva Controle Social das Contas Públicas nas Escolas de Ensino Médio Públicas do Ceará.

  • - Coordenação Eloisa Maia Vidal
  • - Eliana EstrelaSecretária de Educação
  • - Daniel BragaProfessor EMTI São Sebastião – Apuiares
17h30 às 19h00
Palestra de Encerramento – "Desafios para a gestão pública brasileira do século 21 e o papel das Escolas de Contas"
  • - Fernando Luiz Abrucio FGV São Paulo

Palestrantes

Daniel Braga

Formado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará, especialista em Metodologia da Pesquisa em Educação e mestre em Educação. Foi Secretário de Educação do Município de Fortaleza, Coordenador de Planejamento da Secretaria de Educação do Estado do Ceará, Assessor Técnico da Vice-governadora do Ceará, e desde 2015 é Conselheiro do Conselho Estadual de Educação do Ceará. Deu assessoria às Universidades Estadual do Ceará e Vale do Acaraú para recredenciamento junto ao Ministério da Educação. É autor de livros de literatura infantil, livros e manuais técnicos na área de educação e tem colaborado de forma sistemática com instituições governamentais para construção de projetos pedagógicos para cursos de graduação e pós-graduação.

Eliana Estrela

Secretária de Educação. Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (URCA), especialista em Educação pela mesma instituição, e em Gestão Pública pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED), vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É mestre em Gestão e Avaliação Pública pelo CAED e doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Atuou como professora, gestora escolar e coordenadora de gestão na rede pública estadual de ensino. É funcionária de carreira da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Assumiu a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) em 2007 e desde janeiro de 2019, ocupa o cargo de secretária da Educação do Estado do Ceará.

Eloisa Maia Vidal

Doutora em educação, é professora associada da Universidade Estadual do Ceará atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação. Desenvolve pesquisas nas áreas de política e gestão educacional, gestão escolar e avaliação de larga escala. Atualmente é coordenadora da Coordenadora do Formação Continuada, Extensão e Pós-graduação do Instituto Placido Castelo do Tribunal de Contas do Estado do Ceará.

Fernando Luiz Abrucio

Professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (SP), doutor em Ciência Política pela USP, coordenador do Curso de Graduação em Administração Pública de 2011 a 2017, e do Mestrado e Doutorado em Administração Pública e Governo (2006 – 2010). Foi professor do Departamento de Política da PUC (SP), de 1996 a 2008, e vice-coordenador do curso de Relações Internacionais dessa mesma universidade. Exerceu o cargo de presidente da Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Pública (ANEPCP). No período de agosto de 2019 a fevereiro de 2020, atuou como pesquisador visitante no Massachusetts Institute Of Technology (MIT), Estados Unidos, estudando o tema das reformas educacionais. É consultor de governos e de ONGs no Brasil, bem como de Organismos Internacionais, tais como BID, PNUD, Banco Mundial, Agência de Cooperação Espanhola, Unesco e WWF. Já fez projetos de consultoria internacional em países da América Latina e em Moçambique. Pesquisa temas nas áreas de Ciência Política, Administração Pública, Políticas Públicas e Política Comparada, com ênfase em questões relacionadas à Educação, às Relações Intergovernamentais e o Federalismo, bem como sobre Reforma do Estado e Gestão Pública.

Guaraciara Barros Leal

Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará, especialista em Metodologia da Pesquisa em Educação e mestre em Educação. Foi Secretária de Educação do Município de Fortaleza, Coordenadora de Planejamento da Secretaria de Educação do Estado do Ceará, Assessora Técnica da Vice-governadora do Ceará, e desde 2015 é Conselheira do Conselho Estadual de Educação do Ceará. Deu assessoria às Universidades Estadual do Ceará e Vale do Acaraú para recredenciamento junto ao Ministério da Educação. É autora de livros de literatura infantil, livros e manuais técnicos na área de educação e tem colaborado de forma sistemática com instituições governamentais para construção de projetos pedagógicos para cursos de graduação e pós-graduação.

Igor Paim

Licenciado em Ciências Biológicas (UECE) e bacharel em Direito (UFC), mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UFC) e doutor em Educação (UNESP-Marilia). Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (Campus Maranguape). É diretor do Centro de Referência em Educação a Distância, localizado na reitoria do IFCE.

João Batista Furlan Duarte

Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela     Universidade Federal de Santa Maria-RS (1993), mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (1995) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará (1998). Atualmente é professor Titular da Universidade de Fortaleza. Tem experiência na área de Física, com ênfase em transferência de calor, processos térmicos e termodinâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de computação com ênfase em computação aplicada, combustão em meios porosos e mecânica computacional. Líder do grupo de pesquisa em Tecnologia da Combustão e Líder do grupo de pesquisa em Petróleo e Gás e Sistemas de Energia, foi coordenador de projeto da RECOGAS/PETROBRAS, foi representante da Rede Nacional de Combustão Nordeste, foi bolsista de produtividade em inovação tecnologia pelo CNPq(conselho Nacional de Pesquisa) e atua em projetos de melhoria de eficiência energética em industrias de médio e grande porte. Durante a pandemia do Covid-19 colaborou para o desenvolvimento de um equipamento de auxilio respiratório denominado ELMO, produzido pela empresa Esmaltec. É docente do Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada. Possui uma patente concedida e outra em análise na área de processos de combustão.

(Texto informado pelo autor)

João José Peixoto Furtado

Vasco Furtado é atualmente Coordenador do Laboratório de     Ciências dos Dados e Inteligência Artificial da Universidade de Fortaleza onde leciona há mais de 30 anos. Ele fez seu doutorado (1997) na Universidade de Aix-Marseille III, França e pós-doutorado(2007) no Laboratório de Sistemas de Conhecimento em Stanford, Califórnia, EUA. Furtado já escreveu mais de 150 artigos científicos em computação com ênfase em Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: simulação multiagente, web semântica, aprendizagem automática e mineração de dados. Tem aplicado suas pesquisas na área de Segurança Pública, Justiça e Cidades Inteligentes. Além da experiência acadêmica tem larga experiência no setor público onde é analista de negócios da Empresa de Tecnologia da Informação do Estado do Ceará. Atuou como Diretor de Tecnologia da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará (1997-2004) e, mais recentemente (2013-2016), como vice-presidente e depois presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (CITINOVA). Foi secretário adjunto de planejamento, orçamento e gestão da Prefeitura de Fortaleza (2017-2018). É cientista-chefe do Tribunal de Justiça e do Ministério Público do Estado do Ceará. Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico do CNPQ.

(Texto informado pelo autor)

Jorge Barbosa Soares

Engenheiro Civil pela UFC (1991). MSc. (1994) e Ph.D. (1997) em Engenharia Civil pela Texas A&M University. É Professor Titular da UFC, Diretor de Inovação da FUNCAP desde 2015, e do Comitê de Assessoramento do CNPq (CA-EC) desde 2018, já foi Coordenador de Pós-Graduação e Chefe do Departamento de Engenharia de Transportes, e Diretor de Pesquisa do Centro de Tecnologia da UFC. Coordena o Laboratório de Mecânica dos Pavimentos e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Caracterização de Materiais para Infraestrutura (INCT-Infra) do CNPq. É Diretor de Pesquisa e Inovação do Centro de Referência em Inteligência Artificial (CRIA) da UFC. Foi Diretor da International Society for Asphalt Pavements no triênio 2016-2018, integra a Comissão de Asfalto do IBP/ABNT desde 2003, é Editor Associado da Revista Transportes da ANPET, membro do Corpo Editorial do International Journal of Road Materials and Pavement Design, e revisor das principais revistas internacionais da área de pavimentação. Recebeu diversos prêmios, entre eles, 4 vezes o Prêmio Petrobras de Tecnologia, 3 vezes o CNT, ABPv, IBP, Mário Kabalen Reston. Já presidiu importantes eventos na área (ABPv, ANPET, IBP, ISAP), formou mais de 40 alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado), orientou 10 pós-doutorandos, possui publicações em relevantes periódicos e congressos técnico-científicos nacionais e internacionais na área de pavimentação, além de 2 livros publicados em co-autoria.

(Texto informado pelo autor)

José Antônio Fernandes de Macêdo

É professor associado do Departamento de Computação da Universidade Federal do Ceará e Cientista-Chefe do Governo do Ceará desde 2018. É coordenador do Laboratório de Ciência de Dados (InsightLab) da UFC e do Laboratório ÍRIS de Inovação e Dados da Casa Civil do Governo do Ceará. Foi coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado da Pós-Graduação do Departamento de Computação no período de 2017 a 2019. Concluiu mestrado e doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro nos anos de 2001 e 2005, respectivamente. Durante o doutorado passou 8 meses pesquisando na TELECOM Bretagne – École Nationale Supérieure des Télécommunications Bretagne na Franca e em seguida 10 meses na École Polytechnique Fédéral de Lausanne (EPFL). Realizou seu pós-doutorado na EPFL no período de 2006-2009 O foco de sua pesquisa é processamento de dados em larga escala em nuvens computacionais. Possui ainda um especial interesse no desenvolvimento de algoritmos de mineração de dados e aprendizagem de máquinas para processamento de grandes volumes de dados (Big Data). Possui mais de 100 artigos publicados em conferências e periódicos qualificados, com mais de 3500 citações no Google Scholar.

(Texto informado pelo autor)

Raimir Holanda Filho

Pós-Doutor em Computação pela Sorbonne Université-Pierre et Marie Curie (França – 2020). Doutor em Ciência da Computação pela Universitat Politecnica de Catalunya (Espanha – 2005). Atualmente é professor titular da Universidade de Fortaleza – UNIFOR na qual é membro permanente dos programas de pós-graduação em Informática Aplicada (mestrado e doutorado) e do mestrado profissional em administração. Professor Raimir exerce ainda a função de coordenador de pesquisa, inovação e gestão da informação no Tribunal de Contas do Estado do Ceará. Possui mais de 100 trabalhos publicados em conferências e periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência de Dados e Teleinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: Redes Complexas, Grafos de Conhecimento, Aprendizagem de Máquina, Internet das Coisas, Segurança e Blockchain.

(Texto informado pelo autor)