VIII JURISTCS - Encontro Técnico De Jurisprudência Dos Tribunais De Contas Do Brasil
Sobre
Com o intuito de disseminar o conhecimento e aperfeiçoamento de forma integrada dos Tribunais de Contas Brasileiros, o Comitê Técnico de Jurisprudência, Súmula e Processo do Instituto Rui Barbosa – IRB, propôs a realização do “VIII Encontro JURISTCS – Jurisprudência e Processos nos Tribunais de Contas”, para 2023.
Os debates em torno da estruturação e divulgação da jurisprudência vem sendo continuamente discutidos entre os Tribunais de Contas e Tribunais do Poder Judiciário, permitindo o aperfeiçoamento conjunto das Cortes de Contas nacionais, como a implementação e compartilhamento de softwares de jurisprudência, divulgação e debate acerca da utilização de sistemas de inteligência, criação de informativos e boletins de jurisprudência, discussão de elementos mínimos para a elaboração de ementas e uso de vocabulário controlado.
As Cortes de Contas necessitam organizar e uniformizar a sua jurisprudência, a fim de mantê-la estável ou justificar as suas alterações, bem como garantir a coerência no julgamento de processos e na execução de fiscalizações que realiza.
O evento se dará com apresentações, palestras e painéis, com assuntos de relevância, técnicos, tecnológicos e boas práticas nos Tribunais.
Programação
7h30 às 8h30
Credenciamento
“Café estreitando laços” (Atração cultural)
8h30 às 9h00
Solenidade de Abertura.
Participação: Presidentes dos 3 comitês, Presidente do TCE-CE e do IRB
9h00 às 10h00
Palestra: Inteligência artificial e os Tribunais de Contas
- - Vasco FurtadoProfessor
10h00 às 10h15
Abertura do VIII JurisTC’s
- - Manoel Pires dos SantosConselheiro TCE/TO
10h15-10h45
Apresentação de Trabalhos, Metas e Diagnósticos do Comitê de Jurisprudência
- - Khenia Rúbia Franco Nunes TCE/TO
- - Giovana Sales TCE/PR
10h45-12h30
O uso de linguagem simples, direito visual e inovação no âmbito dos Tribunais de Contas
- - Isabel Ferreira Lima Instituto Mirante
- - Joseane Aparecida Corrêa TCE-SC
- - Paulo Alcântara Saraiva Leão TCE-CE
12:30-14:00
Intervalo para almoço
14h00-15h20
Experiências e Boas Práticas em Julgamentos Virtuais no âmbito dos Tribunais
- - Elano Lima TCE-CE
- - Frank Martins TC-CE
- - Emanuele Cristina Ramos Barros Afonso TCE-RO
- - Odílson Barbosa Júnior TCE-ES
15h20-16h00
Sistemas de Jurisprudência e Gestão de Informação
- - Fernando Barros TCE-PR
- - Raquel Brasil TCE-CE
16:00-16:30
Intervalo
16h30-18h00
Elaboração de Ementas e Informativos Jurisprudenciais
- - Dulce Pontes TJ-PE
- - Raíssa Melo TCE-CE
- - Fernando Demétrio TCE-CE
- - Sílvia Regina Mendonça TC-DF
18h00-19h00
Palestra de Encerramento – Direito e Inteligência Artificial
- - Presidente de Mesa: Cons. Rholden Botelho de Queiroz TCE-CE
- - Palestrante: Prof. Dr Hugo de Brito Machado Segundo UFC
Palestrantes
Conselheiro Manoel Pires dos Santos (TCE/TO)
Natural de Miracema do Tocantins, primeira Capital do Estado. Formado em Direito pela Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas (Goiânia-GO); pós-graduado em Auditoria Governamental pela Fundação Universidade do Tocantins – Unitins. Já ocupou vários cargos na administração estadual, entre eles a Presidência da Junta Comercial do Tocantins – Jucetins, a Advocacia-Geral do Estado, a Procuradoria-Geral do Estado e a Secretaria-Executiva do Governo, bem como, já como Conselheiro do TCE/TO, foi Presidente, Vice-Presidente e Corregedor. Foi membro da ASUR – Associação das Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul no biênio 2014/2015. Desde agosto de 2018, é Presidente do Comitê Técnico de Jurisprudência, Súmula e Processo do Instituto Rui Barbosa (IRB), e, desde 2020, Diretor da Vice-Presidência de Relações Político-Institucionais da ATRICON.
Conselheiro Rholden Queiroz (TCE/CE)
Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Ceará – TCE/CE, desde 2012, ocupando vaga destinada a membro do Ministério Público de Contas junto aquela Corte. Ex-Procurador de Contas do TCE/CE (2007-2012). Mestre (2005) e Doutor (2020) em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará. Especialista em Direito Tributário pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR (2002). Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (1998). Experiência profissional com ênfase em direito constitucional voltada a direitos sociais e políticas públicas.
Dulce Dias Pontes (TJPE)
Mestre em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco. Graduada em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (1999). Pós-graduação na Escola Superior de Magistratura Trabalhista da 6 Região (2003). Pós-graduação em Direito Civil e Processo Civil (Empresarial) na Escola Superior de Magistratura de Pernambuco (2008) Analista judiciária do Tribunal de Justiça de Pernambuco desde 2008. Membro do Centro de Inteligência da Justiça Estadual de Pernambuco. Professora/Instrutora convidada de diversas Escolas Judiciais, incluindo o Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal. Larga experiência na elaboração de minutas de decisões para desembargadores no tribunal (área Cível, Criminal e Fazendária). Idealizadora do canal do Youtube “Quartas Excepcionais”.
https://www.youtube.com/@QuartasExcepcionais.
Elano Lima de Oliveira (TCE/CE)
Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Advogado; Especialista em Direito Administrativo pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro; Analista de Controle Externo – Atividade Jurídica – do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, atualmente exercendo o cargo de Secretário Adjunto de Sessões.
Emanuele Cristina Ramos Barros Afonso (TCE/RO)
Possui MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduada em Direito pela Faculdade de Ciências Humanas e Exatas de Rondônia (FARO). Auditora de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, ocupando o cargo de Secretária de Processamento e Julgamento desde 2018.
Fernando Barros Filho (TCE/PR)
Mestre e Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Master of Laws (LLM) em Direito Ambiental pela Vermont Law School (EUA), MBA em Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e especialista em Direito Ambiental e Desenvolvimento pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Tecnólogo em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR). Advogado, Auditor de Controle no Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCEPR) e professor universitário. Atuante em direito administrativo, ambiental e civil, assim como em questões relacionadas à proteção de dados e software.
Fernando Demétrio (TCE/CE)
Mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2015-2017). Bacharel (magna cum laude) em Direito pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2010-2014). Especialista em Direito Processual . Atualmente, é assessor do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, lotado no gabinete do Conselheiro Rholden Queiroz, e professor/instrutor da Escola de Contas Instituto Plácido Castelo (TCE-CE). Foi pesquisador-visitante na Universidade de Bologna – UNIBO – Itália (2016) e bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNCAP (2011-2017). Desenvolve pesquisa na área de Direito Constitucional, Teoria e Filosofia do Direito, principalmente sobre os seguintes temas: Fundamentação das Decisões Judiciais; Interpretação e Aplicação do Direito; Argumentação, Lógica, Linguagem e Direito; Inteligência Artificial e Direito. Desenvolve estudo sobre avaliação racional de decisões do Poder Judiciário, principalmente do Supremo Tribunal Federal, e dos Tribunais de Contas.
Frank Martins Tavares Filho (TCE/CE)
Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR);
Advogado; Especialista em Gestão Pública pela Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro;
Especializando em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG); Analista de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE/CE);
Secretário de Sessões do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE/CE).
Giovana Benevides Sales (TCE-PR)
Mestre em Gestão Urbana (2013) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná; MBA em Gestão Pública (2011), com ênfase em Controle Externo, pela FAE Business School; graduada em Direito pelo Centro Universitário UniCuritiba (2009). Já atuou no Ministério da Saúde (2009) e no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (2008). É auditora de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, lotada no Gabinete do Conselheiro Ivens Zschoerper Linhares, elaborando votos e participando de comissões da Casa.
Hugo de Brito Machado Segundo (UFC)
Professor Associado da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará. Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (2009), Mestre (2004) e Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (2000). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado/Doutorado) da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (2012-2016). Professor do Curso de Mestrado em Direito do Centro Universitário Christus (Unichristus). Membro do Instituto Brasileiro de Direito Tributário – IBDT. Membro da Associação Brasileira de Processo. Membro do Instituto Cearense de Estudos Tributários – ICET. Visiting Research Scholar na Wirtschaftsuniversität, Viena, Áustria (2012-2013, 2015-2016 e 2018). Atualmente, dedica-se ao estudo de Epistemologia, Inteligência Artificial e Decisão Jurídica, examinando a compreensão do saber (humano e artificial) e suas implicações no processo decisório.
Isabel Ferreira Lima
Isabel Ferreira Lima tem graduação e mestrado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Já foi professora da rede pública de ensino e redatora oficial na Casa Civil do Governo do Ceará. Tem 15 anos de experiência profissional em projetos editoriais, de revisão e preparação de textos em Língua Portuguesa. Cofundadora do Programa Linguagem Simples Ceará e da Rede Linguagem Simples Brasil. Em 2022, concluiu a pós-graduação em Políticas Públicas para Cidades Inteligentes (Smart Cities), na Universidade de São Paulo (USP). Hoje, atua como professora, redatora e consultora de Linguagem Simples e Experiência do Usuário.
Joseane Aparecida Correa (TCE-SC)
Mestre em Direito. Auditora fiscal de controle externo. Implantou o Programa de Linguagem Simples e Inovação Jurídica no Tribunal de Contas de Santa Catarina. Fundadora do Linguagem Simples Lab. Integra a Associação Internacional de Linguagem Simples (Plain Language Association International) e as redes Linguagem Simples Brasil e Ceará, Conexão Inovação Pública RJ, InovaGov e a Associação Brasileira de Comunicação Pública.
Khenia Rúbia Franco Nunes (TCE-TO)
Assessora na Assessoria de Normas e Jurisprudência do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins; membro do Comitê Técnico de Jurisprudência, Súmula e Processo do IRB – Instituto Rui Barbosa, do qual atualmente é coordenadora. Possui graduação em Direito pela UNIRG – Centro Universitário de Gurupi/TO, especialização em Direito Processual Civil pela Universidade Tiradentes de Aracajú/SE. Foi servidora no Ministério Público do Estado do Tocantins, advogada e professora universitária na UNIRG. Participa desde o início das discussões nos JURISTCs (Encontro Nacional de Jurisprudência dos Tribunais de Contas), acerca da necessidade de qualificação técnica e integração das Cortes de Contas para o desenvolvimento da divulgação das decisões e jurisprudência no âmbito dos Tribunais de Contas.
Odílson Barbosa Júnior (TCE/ES)
Servidor TCE/ES
Paulo Alcântara Saraiva Leão (TCE-CE)
Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em ciência de dados pela UNI7 e em políticas públicas para cidades inteligentes pela Universidade de São Paulo. Empregado da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará. Atualmente é Gerente de Pesquisa e Inovação do Instituto Plácido Castelo, a Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, atuando em gestão da inovação e gerência de projetos.
Raíssa Melo (TCE/CE)
Graduada em Direito (UFC). Assessora Administrativa do Gabinete de Conselheiro Substituto Paulo César de Souza.
Raquel Brasil (TCE/CE)
Mestre em Ciência Política pela Universidade de Lisboa; graduada em Ciências Contábeis (1991) e especialista em Controle Externo (2004) pela Universidade Federal do Ceará. Servidora efetiva do Tribunal de Contas do Ceará, ocupando o cargo de Técnico de Controle Externo, bem como diversos cargos comissionados na Secretaria-Geral, onde, atualmente, é Gerente de Apoio às Sessões. Autora de artigos científicos para revistas especializadas.
Sílvia Regina Mendonça (TCDF)
Auditora de Controle Externo Especializada – Biblioteconomia no Tribunal de Contas do Distrito Federal desde 2015. Atualmente ocupa o cargo de Coordenadora de Biblioteca, Gestão da Informação e do Conhecimento.